O colégio

Evolui cada dia mais

• Profissionais

Funcionários e professores na nova praça. Pois estudar em um bom e bonito local é fundamental.

• Praça do colégio

Uma bela estrutura é fundamental para que todos os alunos se sintam bem enquanto estudam.

• Alunos

O que mais tem em nosso colégio são alunos. Estes são alguns deles na hora do intervalo.

• Mostras

Aqui no Barbosa ocorrem mostras todos os anos. Esta foi uma das que aconteceram nos últimos anos.

• Seminário

Este é o 'Seminário de formação de docentes' que ocorre todo ano, com muitas apresentações e palestras.

História do colégio Barbosa Ferraz

O Colégio Barbosa Ferraz teve em sua existência, várias fases ricas em detalhes, que coincidentemente acompanharam o desenvolvimento do município de Ivaiporã, desde sua Emancipação Política

No início dos anos 60 funcionava neste local o Grupo Escolar Barbosa Ferraz, com ensino de 1ª. a 4ª. séries e teve como sua primeira diretora a Professora Edna Ribeiro e sucessivamente as Professoras Edith Sobieray, Vera Lima Natel, Neide Vastilho Romero Xavier, Neuza Dionizio da Rocha e Eva Turim.

A Lei n.º 2.017 de 15 de Setembro de 1960, publicada no DOE em 16 de Setembro de 1960, no Governo de Moysés Lupion, estadualizou o Instituto Ginasial e Comercial Interventor Manoel Ribas. A instituição aguardou por seis anos a autorização de funcionamento do Curso Técnico em Contabilidade

Por requerimento assinado pelo então Vereador Dr. Nelson Sobieray, datado de 27 de Janeiro de 1967, solicitam ao Sr. Dr. Carlos Alberto Moro – Secretário da Educação e Cultura, o funcionamento do curso Técnico em Contabilidade – período noturno, que fora autorizado através do Decreto nº 4088 de 15 de fevereiro de 1967.

O Curso autorizado passa então a funcionar no período noturno, no estabelecimento denominado “COLÉGIO COMERCIAL ESTADUAL BARÃO DE MAUÁ”, no prédio onde funciona o Grupo Escolar Barbosa Ferraz.

O estabelecimento teve nesta fase, como Diretores, os professores: Sidney Ciffoni, Rubens Noicki, Eneas Ludgero da Silva, Manoel Fernandes Silva e Adail de Oliveira Coelho.

A primeira Secretária do Colégio foi a Professora Paulina Otília dos Santos Silva – Professora Padrão Efetiva, Normalista, que estava lotada no Grupo Escolar Barão do Cerro Azul, que deixou o cargo em 27/06/69 para ocupar a função na Inspetoria Regional de Ensino.

O Colégio teve como primeiros professores: Rubens Novicki, Geanete Medeiros Novicki, Dr João Nelson Sobieray, Sidney Ciffoni, Sinésio Zonari, João Maria Rocha, Alcebíades Bruno Barbosa, Manoel Fernandes Silva.

Os alunos do Colégio nesta época, vinham de toda região: São João do Ivai, Manoel Ribas, Faxinal, Iretama, Jardim Alegre, etc., em função de ser o 1º curso de Contabilidade da região. A 1ª. Turma de Contabilidade formou-se em 1970.

A partir da unificação em 1978 e da aprovação do novo nome em 1981 o Colégio teve os seguintes diretores: Dione Beatriz de Mello Cardos, Ruth Bergamo dos Reis, Roberto Gallo Nascimento dos Reis, Jair Darienso, Neiva Balbino Gamba, Leonini Garcia Leal, Tércius Gomes Martins, Maria das Graças Rocha de Moraes, Sandra Reis, Arlete Maria Stier Teixeira, Maria das Graças Rocha de Moraes e atualmente na direção Ivan Lopes Mendes.

Com a aprovação da nova LDB 9294/96, o Sistema Estadual de Ensino exige a extinção gradativa dos cursos de Contabilidade e Magistério, sendo este último mantido como extinção gradativa a partir de 2001 e aprovação do novo CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, na MODALIDADE NORMAL, com implantação gradativa para 2001 e extinção gradativa a partir de 2004. Ainda em função da nova Lei, o Estabelecimento de Ensino passou a denominar-se “Colégio Estadual Barbosa Ferraz – Ensino Fundamental e Médio”. Porém no ano de 2002, com a municipalização do Ensino Fundamental de 1ª. a 4ª. série, passou a denominar-se “ Colégio Estadual Barbosa Ferraz – Ensino Médio e Normal”, através da Resolução n.º 1663/02 publicado no DOE em 20/06/02.

A Resolução n.º 2887/05 do Conselho Estadual de Educação autoriza o funcionamento do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental para os alunos egressos do Ensino Fundamental com turma formada a partir do ano de 2004. Também no mesmo ano, através da resolução n.º 2886/05, fica autorizado o funcionamento do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ofertada aos alunos egressos do Ensino Médio, com turma formada no ano de 2004.

No ano de 2005 o Colégio Barbosa Ferraz confirma sua característica de ofertar cursos profissionalizantes, implantando mais um curso para a comunidade de Ivaiporã e região, abre matrículas para o curso Técnico em Administração, que fo autorizado e reconhecido através da Resolução n.º 1621/05, aos alunos egressos do Ensino Médio. Com a autorização deste novo curso, o Estabelecimento de Ensino passa a denominar-se Colégio Estadual Barbosa Ferraz – Ensino Médio, Normal e Profissional.

Em 2006, quatro cursos profissionalizantes são implantados, sendo o Curso Técnico em Secretariado para os alunos egressos do Ensino Fundamental, o Curso de Gestão Escolar e Técnico em Multimeios para os Funcionários da Educação egressos do Ensino Médio que trabalham no Setor Administrativo e o Curso de Técnico em Meio Ambiente, tanto de forma Integrada, ou seja, cursado juntamente com o Ensino Médio, como também na forma Subseqüente, para alunos que já concluíram o segundo grau.