II Seminário de Formação de Docentes

O Colégio Estadual Barbosa Ferraz e a Coordenação de Estágio celebram o êxito  do II Seminário de Formação de Docentes. Este encontro é uma iniciativa do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã e da Coordenação de Estágio com o objetivo de oferecer conhecimentos complementares à grade curricular e proporcionar a confraternização entre alunos, profissionais da educação e a comunidade como um todo.

Na sua segunda edição o Seminário de Formação de Docentes contemplou o tema “Impressões sobre a práxis na Formação Docente: desafios e possibilidades da Arte e das utopias” de modo a propiciar momentos fecundos de reflexão para o aprimoramento dos profissionais formados pela escola.

Em parceria com o Deptº de Educação, Núcleo Regional de Educação, Univale, prefeituras e comunidade  o evento superou as expectativas. No dia 10 de novembro aconteceram as Oficinas Pedagógicas, que contemplaram toda etapa inicial de escolarização. Os profissionais envolvidos socializaram conhecimento teórico e prático, projetos e atividades bem sucedidas na ação pedagógica.

Entre as atividades do dia aconteceram apresentações culturais com as alunas do prof. Gesolina, do Programa Viva a Escola. Os participantes puderam ainda apreciar a exposição “Tesouros de Angola”, já  dentro dos trabalhos da Semana da Consciencia Negra. Foram disponibilizadas fotografias, literatura e  peças  de Arte africana,  do acervo da professora Elcy Mori e produções dos alunos, referentes ao tema.

No ambiente alegre e efervescente do Colégio Barbosa Ferraz, a interação entre alunos e professores oportunizou momentos fecundos de aprendizagem e partilha.

No dia 11 de novembro o Seminário foi realizado no Cine Ivaiporã, com a presença de professores das Universidades Estaduais de Londrina e Maringá e de apresentações artísticas e culturais.

A professora Ana Lucia Gada, regente do Coral da Uem iniciou o círculo de palestras sobre os desafios e possibilidades de educar por meio da música. Ao cantar à capela um clássico da MPB a professora Ana Lucia foi aplaudida em pé pelos participantes. O que reforça a tese de que música de qualidade é atemporal.

No seguimento da programação, a belíssima apresentação do Coro do Campus da Uel encantou a plateia. Sob a regência do maestro Denis Pereira do Amaral Camargo, o coral cantou clássicos da MPB. Os aplausos e pedidos de bis demonstraram que os nossos jovens sabem reconhecer o que é bom.

Na continuidade a professora Lucília Kunioshi Utiyama, da Uel,  brindou a todos com sua alegria e energia. Trouxe  dançarinos do  Grupo Gedan's, uma prévia do seu espetáculo que estreará em Londrina, no Cine ouro Verde. A galera foi ao delírio.

Na volta do almoço um grupo incendiou a plateia com sua dança e música vibrantes. O Kundun Balê Quilombo Paiol de Telha é uma Companhia de Música e Dança Afro que é referência para a lei 10.639 no Paraná. É formada por jovens da comunidade quilombola Paiol de Telha de Guarapuava. A companhia é coordenada por Orlando Silva, diretor do espetáculo. A apresentação foi um tributo  ao orgulho, à força e à beleza da cultura africana.

A seguir a professora da Uem, Sonia Maria Vieira Negrão abordou, com muito brilho, o papel da Literatura na formação de professores.
Finalizando o evento com chave de ouro, o professor João Luiz Gasparin da Uem, abordou Uma Didática para a Pedagogia Histórico Crítica. Em sua fala, o professor Gasparin fez a articulação de todo o evento.

A sua explanação desvendou, didaticamente, o significado da Práxis, em que se fundem teoria e prática, ação e reflexão, uma alimentando a outra, numa relação dialética que dá origem a uma nova prática e a um novo pensar.

O Colégio Estadual Barbosa Ferraz e a Coordenação de Estágio, junto aos parceiros e participantes do II Seminário de Formação de Docentes finalizaram o evento com a certeza de terem caminhado em direção ao horizonte utópico que vislumbra uma educação de qualidade e humanizadora.