Seminário ambiental supera expectativas em Ivaiporã

O 2º Seminário de Meio Ambiente, promovido pelo Colégio Estadual Barbosa Ferraz, situado em Ivaiporã, superou todas as expectativas previstas pelos organizadores.

Realizado durante a Semana da Árvore, o evento contou com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Lindsley da Silva Rasca Rodrigues, e do deputado federal Moacir Micheletto, que, respectivamente, abordaram os temas: “Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impacto Ambiental” e “O Novo Código Florestal”. Outros temas relacionados à questão ambiental foram abordados por vários palestrantes.

O seminário aconteceu, nos dias 24 e 25 de setembro, nas dependências do Cine Ivaiporã, que recebeu um público estimado em cerca de 350 participantes, entre alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, professores e convidados.

A abertura do evento foi prestigiada pelo diretor e professor do Colégio Barbosa Ferraz, Ivan Lopes Mendes; prefeito de Ivaiporã, Cyro Fernandes Corrêa Júnior; chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná, Maurício Frederico; gerente regional da Emater, José Idílio Machado dos Santos; entre outras autoridades municipais e regionais.

Ivan Mendes avaliou de forma positiva a realização do Seminário de Meio Ambiente, que foi organizado pelo curso Técnico em Meio Ambiente. Para ele, as palestras foram interessantes, porque trataram temas importantes para a região. “Antes de exigir dos governantes, cada cidadão tem que fazer a própria parte”, salientou.

Sobre o curso Técnico em Meio Ambiente, o diretor afirmou que o objetivo é contribuir com o desenvolvimento da região e a escola busca proporcionar essas alternativas.

Secretário participa de palestra
As atenções dos participantes do Seminário de Meio Ambiente, na manhã da quinta-feira, dia 24 de setembro, estavam voltadas ao secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Na saída do evento, Rasca Rodrigues concedeu uma entrevista coletiva à imprensa regional e avaliou de forma positiva o evento promovido pelo Colégio Estadual Barbosa Ferraz. Ele considerou como um ato de maturidade e consciência ambiental. “Hoje, é uma luta da sociedade e estamos discutindo a sobrevivência do homem no planeta”, garantiu o secretário de Estado.

Para defender as questões ambientais, Rasca Rodrigues afirma que, se for necessário, deve-se usar o poder de polícia para que se faça cumprir a lei e garantir a preservação do patrimônio.

Ele também comentou sobre a questão do aterro sanitário de Ivaiporã, cuja obra ainda não foi licitada. O processo de escolha da empresa responsável pela construção não teve concorrentes e, mais uma vez, a implantação do benefício irá atrasar. Rasca Rodrigues culpou as empreiteiras que não aceitam o preço máximo para a obra estipulado pelo Governo do Estado. “Estamos estudando o que podemos fazer para ajudar nesse processo, porque necessitamos implantar um aterro de qualidade em Ivaiporã”, frisou o secretário de Estado, garantindo que o Governo do Estado continua parceiro do município nessa luta.