Colégio Barbosa Ferraz será pólo do Proinfantil

Onélia Pessuti, Ivan Mendes e Ana Paula

A partir do 2º semestre deste ano, o Colégio Estadual Barbosa Ferraz, em Ivaiporã, terá a coordenação geral do Proinfantil (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil).

O Proinfantil, que será desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, Governo do Paraná e apoio da Prefeitura Municipal, tem como objetivo habilitar os professores que exercem atividades docentes na educação infantil; elevar o nível de conhecimento; aprimorar a prática pedagógica dos docentes em exercício; e contribuir pra a qualidade social da educação das crianças de 0 a 6 anos, nas instituições de educação infantil.

Na semana passada, a chefe do Núcleo Regional de Educação NRE de Ivaiporã, Onélia Pessuti Pesucki, se reuniu com o diretor do Barbosa Ferraz, Ivan Lopes Mendes, e a coordenadora de educação profissional do NRE, Ana Paula, para acertar os últimos detalhes sobre o início do curso.

Dos municípios jurisdicionados ao NRE de Ivaiporã, 7 participaram do programa de capacitação: Arapuã, Lidianópolis, São Pedro do Ivaí, Godoy Moreira, Rio Branco do Ivaí, Grandes Rios e Rosário do Ivaí. Os 32 alunos que trabalham em creches e centros de educação infantil desses municípios serão divididos em três turmas, que terão encontros presenciais quinzenais de 8 horas, em pólos coordenados por um tutor.
Nos meses de janeiro e julho, os alunos estarão em Ivaiporã, durante uma semana, para as aulas com os professores, embora o curso seja à distância.

O programa contempla a contratação de dois professores pedagogos para a área de Formação Pedagógica e outros cinco docentes da base nacional do ensino médio, para as aulas dos Conteúdos Específicos. Os professores estarão à disposição dos alunos durante determinado horário para o esclarecimento de dúvidas.

“Eles irão corrigir atividades, dar o suporte e esclarecer dúvidas dos cursistas”, explicou o diretor do Colégio Barbosa Ferraz.
O Proinfantil é dividido em módulos e, no final de cada um deles, será realizada uma prova presencial. A carga horária será de 3.387 horas e se estenderá por 2 anos.

“O objetivo é capacitar as pessoas que atuam com crianças e que não têm formação adequada. Assim, irá melhorar a qualidade do ensino”, comentou Onélia Pessuti Pesucki.

Os professores que servirão de suporte para o curso serão contratados via PSS e os interessados podem ser informar no próprio NRE ou através do portal www.seed.pr.gov.br