Barbosa Ferraz ganha mais um curso técnico

O Conselho Estadual de Educação emitiu o parecer nº 81/09, que teve como relator José Reinaldo Antunes Carneiro, aprovando o Curso Técnico de Informática, para ser ministrado no Colégio Estadual Barbosa Ferraz, em Ivaiporã.

As aulas têm início previsto para o mês de julho e serão abertas 30 vagas para alunos que já concluíram o ensino médio. A carga horária aprovada é de 1.133/horas, com duração de 18 meses e acontecerão no período da tarde.

O curso foi formatado para que o aluno se torne um profissional capaz de identificar os elementos básicos da informática, os sistemas operacionais, as diferentes linguagens de programação e os elementos de qualidade de softwares e multimídia. Com o treinamento, ele também terá conhecimento técnico necessário para a otimização e automação das tarefas relacionadas ao cotidiano da vida profissional, preparar-se para criar e manter projetos de softwares simples, adquirir competência para preparar o ambiente computacional para instalação/operação de sistemas.

Segundo Márcio Borzuk, professor responsável pelo curso, este vem ao encontro da necessidade da formação do técnico numa perspectiva de totalidade, o que significa recuperar a importância de trabalhar com os alunos os fundamentos científico–tecnológicos.

“A organização dos conhecimentos, no Curso Técnico em Informática, enfatiza o resgate da formação humana onde o aluno, como sujeito histórico, produz a existência pelo enfrentamento consciente da realidade dada, produzindo valores de uso, conhecimentos e cultura pela ação criativa”, explicou.

Para o diretor do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, Ivan Lopes Mendes, é uma grande conquista para o estabelecimento de ensino e atende uma solicitação dos próprios alunos, já que a escola conta com dois laboratórios de informática, num total de 30 máquinas.

Ele aproveitou para realçar o incentivo do Governo do Estado, em apoiar a educação profissional. “Quando assumimos, além do ensino médio, havia apenas o Curso de Formação de Docentes e, agora, iremos para 8 cursos oferecidos”, lembrou Ivan, solicitando que a população procure conhecer os cursos ofertados pelo Colégio Estadual Barboza Ferraz, que são gratuitos, o que possibilita que os alunos atuem em várias áreas de trabalho. “Só não estuda, quem não quer”, opinou.