Curso de Técnico em Meio Ambiente do Barbosa Ferraz é reconhecido

Diretor do Colégio Barbosa Ferraz, Ivan Lopes Mendes

Os alunos do Curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã tiveram uma excelente notícia com a resolução do Conselho Estadual de Educação, que reconheceu o Curso de Técnico em Meio Ambiente da instituição de ensino.

A publicação da resolução 5894/08 e o parecer 980/08 DOE 02/03/09 do CEE – Conselho Estadual de Educação, aconteceu no dia 22 de abril e, para marcar a data, a direção do Colégio reuniu professores, coordenadores, alunos que cursam e os que já concluíram o Curso de Técnico em Meio Ambiente, para comunicar os ofícios que tratam do reconhecimento do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Segundo o diretor, Ivan Lopes Mendes, isso permite que o registro dos alunos que concluem o curso, habilitando-os a atuarem na área ambiental em todo o território nacional. “Esta é uma conquista muito especial para o município, uma vez que a região é basicamente agrícola e a atuação desse técnico é indispensável”.

Ele exemplificou uma das situações em que o trabalho do técnico ambiental é necessário como para os pedidos de alvará de funcionamento de empresas que precisam de um laudo sobre o gerenciamento de resíduos e isso tem que ser feito por um técnico ambiental ou engenheiro da área.

Com o reconhecimento do curso na região, passa a ser obrigatório que isso seja feito por esse profissional. “Essa conquista se deve aos esforços de muitas pessoas que confiaram na seriedade do Colégio e prestigiaram o curso”, salientou o professor.

O curso foi implantado em 2007 e já formou duas turmas de Técnicos Ambientais, muitos deles já estão atuando na área ou assumiram cargos de secretários de Meio Ambiente nas Prefeituras da região.

Durante a reunião, os alunos e professores sugeriram a criação de uma Associação de Técnicos em Meio Ambiente, para facilitar a inscrição dos formandos no CREA e CRQ, averiguar possíveis denúncias e priorizar a atuação do técnico habilitado na expedição de laudos. “O Colégio já está providenciando o cadastro do curso junto ao CREA e CRQ, para que os alunos possam se inscrever para obter seus registros de técnicos ambientais.

Essa é a verdadeira função da escola, isto é, formar pessoas capacitadas para atuar nas mais diversas áreas da sociedade, com habilitação, comprometimento e ética”, finalizou o diretor Ivan.