Alunos aprendem a ter vida saudável

O Colégio Estadual Barbosa Ferraz – visando o bem estar dos alunos e priorizando uma vida saudável – desenvolveu, nas últimas semanas, durante as aulas de Educação Física da professora Doriane Rizzo, diversas atividades.

Numa delas, os alunos puderam calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), pesquisar sobre os alimentos mais saudáveis e a necessidade de uma alimentação balanceada.

Os adolescentes, normalmente, priorizam uma alimentação desregrada e comem lanches, doces, salgadinhos e refrigerantes, O que pode trazer sérios problemas, tais como: obesidade, colesterol, diabetes, hipertensão e outros.

Dentre os 200 alunos que participaram das atividades, constatou-se que 9% estavam com IMC abaixo do normal e 1% apresentava obesidade.

A nutricionista do município, Daiane Beatriz Sales, realizou uma palestra no fechamento das atividades e explicou como ter diariamente uma alimentação variada e balanceada; a importância das atividades físicas essenciais para manter uma vida saudável; e esclareceu que a obesidade deve ser vista como um sério problema de saúde e não simplesmente como estética.

A profissional abordou, ainda, os tipos de regime, que, na maioria das vezes, são feitos sem o acompanhamento de um profissional e que pode causar sérias consequências.

Os alunos que apresentaram problemas de obesidade foram encaminhados à nutricionista.