Barbosa Ferraz dá largada para curso de Enfermagem

Alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Barbosa Ferraz

Tiveram início na terça-feira, dia 17 de março, as aulas da primeira turma do curso Técnico de Enfermagem no Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã. A abertura foi realizada com a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação, Onélia Pessuti Pesucki, e do diretor Ivan Lopes Mendes.

O curso profissionalizante, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e pela Secretaria de Estado de Educação, terá uma carga horária de 2.200 horas/aula, sendo divididas em 1.440 horas teóricas e 760 horas de estágios; e foi formado em 17 disciplinas durante os 4 semestres de curso.

As aulas serão ministradas no período da tarde e são direcionados a alunos que já concluíram o Ensino Médio.
Durante a abertura do curso, Onélia Pessuti salientou que os alunos têm que aproveitar ao máximo esse curso, pois está sendo oferecido de forma gratuita e se eles tivessem que pagar a capacitação em uma escola particular, giraria em torno de 280 reais a mensalidade.

Ela lembrou também aos cursistas da responsabilidade que é a ação do técnico em enfermagem, responsável em lidar com a vida humana. “Espero que todos aproveitem o curso com responsabilidade e dedicação, para se tornarem excelentes profissionais”, destacou.

Já o professor Ivan Lopes Mendes destacou que, além do trabalho de toda a equipe do Colégio, que elaborou o projeto para a liberação desse curso, contou com o apoio do NRE e, principalmente, do vice-governador Orlando Pessuti, para que fosse concretizado. “Em todo o Paraná, tivemos apenas 5 cursos de Técnico em Enfermagem liberados para as escolas estaduais”, destacou.

O diretor também falou que esse curso só foi possível graças ao apoio recebido pelas instituições hospitalares do município, que irão colaborar na questão dos estágios. Ivan lembrou que o mercado de trabalho no setor de saúde carece de profissionais capacitados e o curso técnico abrirá as portas para esses alunos. “Temos também que agradecer o apoio recebido dos Hospitais de Ivaiporã e da região”, frisou o diretor.

A primeira turma de Técnico em Enfermagem do Barbosa Ferraz conta com 35 alunos de Ivaiporã e Jardim Alegre.