Notícias

Colégio Barbosa Ferraz quer incentivar utilização de sacola retornável
Ampliar

Professores e representantes de supermercados durante reunião no Barbosa Ferraz.

O Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã realizou, no dia 13 de novembro, um café da manhã com representantes de supermercados para lançar uma campanha visando o incentivo ao uso da sacola retornável. A iniciativa é do curso de Técnico em Meio Ambiente e visa reduzir a quantidade de sacolas plásticas que são jogadas na natureza todos os dias.

 

Segundo dados apresentados pelos professores do curso, uma família de 4 pessoas consome por ano aproximadamente mil sacolas, que, quando jogadas no meio ambiente, o processo de decomposição demora em torno de 500 anos para ser finalizado. A produção de sacolas plásticas emitem carbono, um gás que provoca o efeito estufa, que tem contribuído para o aumento da temperatura do planeta e provocado o derretimento das geleiras, mudanças significativa no clima e queda na produção de alimentos.

 

Para o diretor do Colégio Barbosa Ferraz, professor Ivan Lopes Mendes, apenas com o incentivo ao uso de sacolas retornáveis é que será possível reduzir a quantidade de plástico que é jogado no meio ambiente.

 

Para que essa idéia seja colocada em prática, deverá ser desenvolvida, durante os próximos meses, uma campanha de conscientização da população, através de panfletos, faixas e incentivos para que os consumidores adiram a idéia. No final do mês de novembro, uma nova reunião deverá acontecer com os proprietários dos supermercados para definir os detalhes do projeto. A idéia inicial é que se realize o sorteio de brindes para as pessoas que forem às compras utilizando a sacola retornável.

 

Para o professor Ivan Lopes Mendes, apesar da dificuldade que será encontrada no início desse trabalho, a população irá se conscientizar da necessidade de redução do uso dessas sacolas. “Tivemos uma boa aceitação por parte dos proprietários de supermercados e agora, durante o mês de novembro, iremos formatar a campanha para iniciar o trabalho no mês de dezembro”, ressaltou o diretor do Colégio Barbosa Ferraz.

 

Ele também comentou sobre a importância do curso de Técnico em Meio Ambiente, que, além de buscar a formação técnica, também trabalha na teoria e na prática das ações.



© Colégio Estadual Babosa Ferraz - Todos os direitos reservados