Alunos participam de projeto “Júri Simulado”

Com o objetivo de oportunizar aos alunos a vivência de exporem o raciocínio lógico, o poder de convencimento e a persuasão, a professora Sandra Maria Papin Rodrigues, da disciplina de Língua Portuguesa, trabalhou com os alunos do 3ºC, Ensino Médio, do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, um projeto chamado “júri simulado”.

O júri simulado é uma proposta pedagógica que privilegia a auto-aprendizagem, na qual o aprendiz é capaz de gerenciar seu próprio conhecimento, instigado por temas desafiadores e objetivos claros.

Muito mais do que uma estratégia de ensino-aprendizagem, é uma oportunidade para que os alunos exercitem a salutar ação de dialética e o poder de argumentação, tão necessários a qualquer profissão da atualidade. O exercício da cidadania assim se faz, na prática.

O projeto iniciou-se a partir de uma visita ao EMAJURI – Escritório Modelo de Assuntos Jurídicos da UNIVALE – na qual os alunos assistiram a uma palestra ministrada pelo Dr. Fernando José Santilio, presidente da OAB – Subseção Ivaiporã. Na oportunidade, o advogado expôs aos alunos os procedimentos básicos de uma situação de júri.

De volta à sala de aula, foram criadas cinco situações polêmicas nas quais os alunos revezavam-se nos papéis de juiz, promotor, advogado de defesa, jurados e testemunhas.

Após alguns ensaios, os alunos procederam à simulação de um Tribunal do Júri no plenário da Câmara de Vereadores de Ivaiporã.
O projeto teve seu encerramento no dia 5 de novembro, data em que os alunos assistiram a um júri simulado coordenado e orientado pelo Dr. Cleverson Tozatte.

O evento fez parte da programação da III Semana Jurídica da Univale, promovido pelo curso de Direito, sob a coordenação geral da professora Grasiela Nogueira.

É dever das instituições educacionais propiciar aos estudantes um ensino reflexivo inserido no contexto histórico-cultural de seu tempo. Estas atitudes auxiliam na construção da cidadania e do compromisso com o futuro, presentes na idealização do homem contemporâneo.