Colégio Barbosa Ferraz reaproveita materiais e constrói casa de cachorro

Professores mostram o resultado final.

Os alunos do curso de técnico em Meio Ambiente concluíram um projeto de construção de uma casinha de cachorro, utilizando embalagens de leite longa vida e que seriam descartadas na natureza.

A iniciativa surgiu da necessidade de buscar fontes alternativas para promover o desenvolvimento sustentável e proteger o meio ambiente. Segundo a professora Rafaela Jorge, orientadora de estágio do curso técnico, várias tentativas foram feitas para que se conseguisse chegar à técnica final de confecção dessas casinhas.

Ela explicou que a estrutura é feita com as caixas de leite longa vida, que são preenchidas com resíduos sólidos para que fiquem resistentes, como se fossem blocos de concreto. Na seqüência, eles são unidos com cola e jornal, como se faz uma parede usando tijolo e argamassa.

Para o acabamento final foi utilizada massa acrílica e tinta. Já o telhado foi construído com papelão de alta densidade e a parte interna das caixas de leite, que além de garantiram uma excelente impermeabilização, também proporcionam conforto térmico para o pequeno pet, pois refletem os raios solares, dispersando o calor.

Os alunos foram capacitados para ministrar oficinas e também construir casinhas para quem demonstrar interesse.