Convênio deve facilitar colocação no mercado de trabalho

Empresários e professores reunidos no café da manhã, nas dependências do colégio.

Na manhã da sexta-feira, dia 28 de março, foi celebrado um convênio, entre o Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã, a Associação Comercial e Industrial de Ivaiporã (ACISI) e a Agência do Trabalhador de Ivaiporã, com a finalidade de encaminhar os alunos que estão cursando ou concluindo os cursos técnicos oferecidos pela instituição de ensino.

Para firmar o acordo, foi oferecido um café da manhã a vários empresários da cidade, nas dependências da escola, onde foram apresentados os termos do convênio e também debatidos alguns pontos que possam adequar os cursos ofertados pela escola à realidade da região.

Para o diretor do Colégio, professor Ivan Lopes Mendes, conforme os alunos forem sendo absorvidos pelo mercado de trabalho, os empresários podem repassar à direção da escola e à coordenação dos cursos, os pontos onde a formação do jovem pode ser melhorada e essas sugestões sendo aplicadas à metodologia de ensino.

Pelos termos do convênio, o Colégio se compromete a oferecer uma qualificação adequada às funções requeridas pelos setores industriais, comerciais e agropecuários de empresas de Ivaiporã e também da região; estimular os alunos a continuar os cursos que são oferecidos pelo estabelecimento de ensino; colocar os equipamentos da escola à disposição do aprimoramento profissional e intelectual dos alunos e elaborar um Plano de Trabalho entre os professores e a equipe pedagógica.

Já a Associação Comercial e Industrial de Ivaiporã deverá divulgar junto aos seus associados o convênio firmado e mostrar a importância do profissional técnico qualificado para os quadros profissionais da empresa. Já a Agência colocará à disposição dos empresários, o currículo dos alunos e divulgará junto à comunidade e às pessoas não-qualificadas, interessadas nas vagas ofertadas, que se matriculem nos cursos oferecidos pelo colégio.

Para preparar os alunos no sentido de procurar o primeiro emprego, o Barbosa Ferraz realizou na noite da quarta-feira, dia 26, uma palestra com professores, para orientar os alunos dos cursos de Técnico em Administração e Técnico em Secretariado, como se comportar numa entrevista, como produzir um currículo e formas de apresentação.

Durante o café da manhã, os empresários destacaram a necessidade de qualificação da mão de obra em Ivaiporã, principalmente, no setor de vendas, que é uma necessidade de praticamente todas as empresas do município. O presidente da ACISI salientou que esse é um primeiro passo e que o convênio pode render muitos frutos positivos no futuro.

A gerente da Agência do Trabalhador, Emília Kuroda, solicitou aos empresários que no momento que forem contratar um profissional, procurem o órgão e olhem os currículos dos candidatos a uma vaga. Ela ressaltou que através da intermediação de mão de obra, o município consegue mais cursos voltados à qualificação profissional.

No ano passado, a Agência do Trabalhador conseguiu colocar no mercado de trabalho 871 trabalhadores, superando a meta estabelecida para o município.