Escolas da região melhoram notas no ENEM

O Ministério da Educação divulgou, na semana passada, as médias das escolas de todo o Brasil, relacionadas às notas conseguidas pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2007. Na comparação com o ano anterior, todas as escolas públicas da região central conseguiram melhorar suas médias.

Alguns casos chegaram a surpreender, como do Colégio Estadual Dom Pedro I, de Lidianópolis, onde a média no ano de 2006, havia sido de 29,79 na prova objetiva e nesse ano ficou em 46,25 pontos, aumento de 17,15 pontos em apenas um ano. Na prova desse ano, nenhuma das escolas ficou com notas inferiores as de 2006.

Os melhores resultados foram das escolas Reni Correa Gamper de Manoel Ribas e do Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã. O Reni teve o melhor desempenho da área de atuação do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, nas médias das provas objetivas, com a média de 46,77. Em 2006, o colégio havia alcançado 33,53 pontos. Já na média que inclui a nota da redação, o melhor foi o Colégio Barbosa Ferraz de Ivaiporã, que teve nota de 51,16 pontos. Em 2006, havia sido de 43,64 pontos.

Para o diretor do Colégio Reni Correia Gamper, professor Pedro Estevão, um dos motivos dessa melhoria no desempenho da escola, deve-s à capacitação dos professores; ele salientou que nove professores da escola terminaram o curso de mestrado, e isso faz com que a qualidade do ensino também melhore. Além disso, o colégio tem focado mais a conscientização dos alunos em aproveitarem ao máximo os conteúdos que são repassados em sala de aula.

Ele também comemorou a notícia que seu colégio foi o que mais aprovou alunos, entre as escolas públicas do NRE de Ivaiporã, em faculdades e universidades públicas nos vestibulares recentes.

A assistente da chefia do NRE de Ivaiporã, professora Ivone Volpi Vieira, destacou que a melhoria nessas notas já é um reflexo do investimento que o Governo do Paraná vem fazendo no setor educacional. Ela destacou, principalmente, o programa do livro didático que é voltado aos alunos do Ensino Médio e a instalação dos laboratórios de informática em todas as escolas da rede pública. “Sem dúvida, esse é um trabalho que já vem dando resultados”, destacou a professora.

Confira as cinco melhores médias das escolas nas provas objetivas e com a redação:

Prova Objetiva com correção de participação:
Nome da Escola
Média Prova Objetiva
Colégio Estadual Reni Correa Gamper - Manoel Ribas 157 98 46,77
Colégio Estadual Cristóvão Colombo - Jardim Alegre 124 80 46,53
Colégio Estadual Barbosa Ferraz – Ivaiporã 166 139 46,26
Colégio Estadual Dom Pedro I – Lidianópolis 66 34 46,25
Colégio Estadual Barão do Cerro Azul – Ivaiporã 48 24 45,94

Prova objetiva mais redação com correção de participação:
Nome da Escola
Média Redação e Prova Objetiva