“Barbosa Ferraz”: ensino público de qualidade realiza formatura de gala

Pode soar estranho o adjetivo “qualidade” para o ensino público brasileiro, que caiu no conceito faz tempo, mas em Ivaiporã a última formatura dos alunos do Colégio Estadual Barbosa Ferraz mostrou que o ensino oferecido pelo governo pode ser igual ou melhor que o privado.

A solenidade de colação de grau dos cursos Técnico em Administração, Técnico em Gestão Escolar e mais cinco turmas do ensino médio, aconteceu no salão paroquial da Igreja Santíssima Mãe de Deus, no dia 21 de dezembro, teve início às 21h:30m e contou com a presença de, aproximadamente, mil pessoas, que prestigiaram uma festa digna dos padrões dos grandes colégios particulares.

Para isso, o responsável pelo protocolo foi o professor Marcio Borzuk da Fonseca, que também é coordenador do curso de Técnico em Administração, compôs a mesa principal assim:

Ivan Lopes Mendes (diretor da instituição), Simone Aparecida Silva (diretora auxiliar), professora Cleusa dos Santos Souza (coordenadora do curso Técnico em Gestão Escolar), Lourdes Aparecida Cesário (coordenadora do curso de Formação de Docentes), Leonice Sargentin Pereira (primeira-dama); vereadores Antônio Vila Real e Edivaldo Montanheri, professor Milton Pirolo, Tercius Gomes Martins (Paraninfo) e Miguel Roberto do Amaral (Patrono). Após, foi executado o hino nacional, seguido pelas homenagens.

O aluno Celso Nogueira Pardinho homenageou os professores, funcionários, familiares dos alunos e, principalmente a Deus. Em seguida, foi a vez da aluna Betania de Melo Romanhole, que proferiu homenagem aos pais. A formanda Claudia Moreira da Silva recitou um texto homenageando os mestres dos cursos. Por fim, Tatiane da Silva Aguiar prestou homenagem aos amigos.

Para proferir discursos, o paraninfo das turmas, professor e pastor Tercius Gomes Martins, deu início destacando o momento vivido pela nação brasileira, lembrando da necessidade de investir na educação dos novos cidadãos e na melhoria dos salários dos professores. Depois, o empresário Miguel Roberto do Amaral, patrono de todas as turmas, durante seu pronunciamento, enfatizou a importância da formação estudantil, lembrando a disputa no mercado profissional, que premia os mais esforçados e com melhor formação. “Salomão pediu a Deus sabedoria e conhecimento.

Deus concedeu ambos e acrescentou riquezas ao rei de Israel, demonstrando que o Senhor se agrada com aqueles que buscam sabedoria e o conhecimento”, finalizou Miguel Amaral. Depois, o vereador Antonio Vila Real e a primeira-dama Leonice Sargentin Pereira também fizeram uso da palavra e parabenizaram os formandos. Na seqüência, aconteceram os juramentos pelos alunos: João Carlos de Castro Lourenço (Técnico em Administração); Keila Duarte (Técnico em Gestão Escolar); Reni da Luz Antunes Pascoal (Formação de Docentes).

fonte: jornal Paraná Centro