Colégio lança livro sobre a História da Instituição
O Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã lançou um livro para comemorar os 50 anos de fundação da instituição de ensino. A solenidade foi promovida na quarta-feira, dia 11 de dezembro, no ginásio de esportes e recebeu professores, alunos e diretores, além de pessoas que marcaram a história do Colégio Estadual Barbosa Ferraz. Também compareceram o presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri (Sabão), o prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, e o presidente da Associação Comercial (Acisi), Miguel Roberto do Amaral, dentre outras lideranças.

O diretor Ivan Lopes Mendes explicou que havia uma dúvida com relação à data do início das atividades da instituição de ensino e, após uma pesquisa junto à Secretaria de Estado da Educação, verificou-se que a autorização de funcionamento foi publicada no dia 16 de setembro de 1960. “Como não é sempre que se comemora 50 anos, resolvemos marcar a data”, explicou Ivan Lopes Mendes.

Vários ex-diretores participaram do evento, dentre eles, Dione Beatriz de Mello Cardoso (1980/1983), Ruth Bérgamo dos Reis (1984/1985), Roberto Gallo dos Reis (1986/1988), Leonini Garcia Leal (1992/1995), Maria das Graças Rocha Moraes (1998/ 2000 e de 2002/2004). Além disso, ex-alunos como Miguel Roberto do Amaral, José Narciso de Melo (chefe de gabinete da Prefeitura de Ivaiporã), Gaspar Teixeira (assessor do deputado Alex Canziani), e outros, também participaram do evento.

Partilha de experiência Após a composição da mesa de honra, os convidados partilharam testemunhos da época vivida no Colégio. A ex-diretora Dione Beatriz de Mello Cardoso lembrou os 13 anos em que lecionou no Colégio Estadual Barbosa Ferraz e falou de sua alegria em ver a evolução pela qual está passando a instituição.

Já a ex-diretora Maria das Graças Rocha de Moraes comentou o período difícil em que o então governador Jaime Lerner pretendia acabar com o curso de magistério nas escolas estaduais e o Colégio Barbosa Ferraz, apesar de não receber recursos do Estado, manteve o curso em funcionamento.

O presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Montanheri, parabenizou a equipe do Colégio Barbosa Ferraz e relembrou a dedicação do diretor Ivan Lopes Mendes, que tem buscado, junto à Secretaria de Estado da Educação, recursos para melhorar a condição da instituição de ensino.

Por outro lado, o prefeito Carlos Gil destacou que o Colégio Barbosa Ferraz nunca se contentou em ser pequeno e sempre quis ofertar um ensino diferenciado e de qualidade. “Em função disso, um grande número de profissionais foi formado para atuar em diversas empresas de Ivaiporã e da região”, completou.

Após os pronunciamentos das autoridades, o diretor Ivan Lopes Mendes e a diretora auxiliar Elizabethe dos Santos Mendes autografaram uma edição marcando o lançamento do livro e, na sequência, junto com o prefeito Carlos Gil e com o vereador Edivaldo Montanheri, descerraram a placa marcando a comemoração do cinquentenário.

Formação

Ivan Mendes lembrou que o Colégio Estadual Barbosa Ferraz não é importante apenas para Ivaiporã e sim para a região, uma vez que recebe alunos de 19 municípios. O diretor garantiu que aposta desenvolvimento da cidade, por isso, a função é ajudar na formação de mão de obra capacitada e de cidadãos conscientes para que Ivaiporã e os municípios vizinhos cresçam. Ivan Mendes declarou que estar à frente do estabelecimento de ensino na comemoração do cinquentenário também é uma realização profissional e um orgulho, já que a vida dele está intimamente ligada à educação. “Estudei aqui em 1981; também foi a primeira escola em que lecionei, mas nada disso seria possível se não tivesse comigo uma equipe maravilhosa, que faz desta uma escola referência, não apenas em Ivaiporã, mas no Paraná”, finalizou o diretor.

A solenidade foi encerrada com a apresentação da Orquestra Raiz Sertaneja, de Marialva.