Colégio Barbosa Ferraz consegue mais um curso profissionalizante para Ivaiporã

Ivan e Onélia no anúncio do curso de Técnico em Enfermagem.

Durante o I Festival de Dança do Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), professora Onélia Pessuti Pesucki, juntamente com o diretor Ivan Lopes Mendes e a diretora-auxiliar, Simone Raboni, anunciaram a autorização para o funcionamento, a partir do ano que vem, do curso de Técnico em Enfermagem para alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Segundo Ivan, a autorização foi anunciada na quinta-feira, dia 4 de outubro, e consagra uma luta realizada durante todo esse ano. Ele destacou que apenas três colégios estaduais do Paraná receberam autorização para oferecer esse curso.

A direção do colégio e a Secretaria de Estado de Educação ainda estão definindo a grade curricular e a duração desse curso, que pode ter entre um ano e meio e dois anos. O curso será de Ensino Médio Subseqüente, ou seja, direcionado a alunos que já concluíram o Ensino Médio. Para fazer as inscrições, os alunos também têm que ter 18 anos completos.

O diretor explicou que essa exigência se deve ao fato de que menores de idade não podem fazer estágio em UTI´s.

O colégio, provavelmente, abrirá uma turma para 45 alunos, sendo que as inscrições para o processo de seleção devem começar em dezembro. Os critérios para a seleção e de que forma isso deve acontecer ainda não foram definidos pelo colégio.

O diretor frisou que esse curso foi liberado para Ivaiporã em função de o município ser um dos pólos de referência na saúde no estado.

O curso busca também atender a população das 16 cidades jurisdicionadas à Regional de Saúde e que não podem pagar um curso de técnico em enfermagem de forma particular.