Técnicos em Meio Ambiente em Foz do Iguaçú

Desde a aprovação do Curso de Técnico em Meio Ambiente, a direção do Colégio Barbosa Ferraz sabia da importância das atividades extra-classe para os cursandos, já que, com elas é que os alunos aprendem na prática o que vêem nas aulas teóricas.

Não deixando a desejar, o Colégio vem promovendo diversas excursões com finalidades didático-pedagógicas por várias regiões do Estado do Paraná. A última delas e, com certeza, a melhor já realizada, foi a visita dos alunos à cidade de Foz do Iguaçu, com extensa programação.

As sete horas da manhã, logo na chegada, o grupo se preparou para um dia cheio tomando o café matinal. Em seguida, os dois ônibus e mais o carro de passeio que fazia parte da excursão seguiram para a Usina Hidrelétrica de Itaipú, onde conheceram a grandiosidade da obra; tanto a parte externa quanto a interna, onde puderam vislumbrar corredores aparentemente sem fim, imensos geradores, estratégias de produção e consumo de energia, alto grau de organização e limpeza e tecnologia por todos os lados; inclusive conheceram o protótipo de um veículo movido à eletricidade e idealizado por engenheiros da Itaipú.

Depois de conhecer a barragem, todos foram ao Refúgio Biológico Bela Vista, que é um lugar riquíssimo em fauna e flora. Lá existem animais raros ou ameaçados de extinção, como o urubu-rei, o cachorro-vinagre e o veado bororó.

Na parte da tarde, todos participaram de uma palestra sobre Desvio de Mercadorias e Contrabando, no Departamento da Receita Federal, onde os participantes fizeram inúmeros questionamentos; inclusive no que diz respeito ao tráfico de animais silvestres, assunto este, sempre abordado nas aulas do Curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Barbosa Ferraz.

Para encerrar a agenda com “chave de ouro”, os alunos, professores e funcionários participantes tiveram a oportunidade de conhecer um dos lugares mais lindos do Brasil, quiçá do mundo; o Parque Nacional do Iguaçú. Muitos que ainda não conheciam as cataratas não esconderam a emoção de estar ali, presenciando uma verdadeira obra-prima da natureza.

Na volta, todos estavam exaustos, porém, eufóricos com o dia que havia se passado, pelos conhecimentos adquiridos e pelo laço de amizade que se cria nessas oportunidades.