Governador autoriza licitação de ampliação do Colégio Barbosa Ferraz

Durante passagem por Ivaiporã, o governador Orlando Pessuti assinou a autorização para abertura de processo de licitação para obras de reforma e ampliação das instalações do Colégio Estadual Barbosa Ferraz. O valor máximo autorizado é de R$1.963.426,40, sendo que R$141 mil estão previstos no orçamento de 2010, e o restante estão assegurados no orçamento do Estado, para 2011.

Os recursos contemplam a construção de 6 salas de aula, um anfiteatro com capacidade para 250 pessoas, biblioteca, ala administrativa e sala de coordenação. Segundo o diretor, do colégio, Ivan Lopes Mendes, que recebeu a autorização de licitação do governador, a ampliação se faz necessária em função da utilização dos espaços para a montagem de laboratórios para as disciplinas de Matemática, Biologia, Física e Química, e um novo espaço para o laboratório de Informática. Os recursos, que foram assegurados no dia 20 de dezembro,

também compõem outra licitação de construção de mais 7 escolas no Estado do Paraná.

Atualmente, o Colégio Barbosa Ferraz é referência na região nos cursos técnicos e, com a construção desses laboratórios, a estrutura ficou deficitária, uma vez que são insuficientes. Em 2011, por exemplo, irão faltar salas para atender os alunos matriculados. Por isso, é será necessária uma adaptação para que os alunos possam ser atendidos.

Os equipamentos, que serão instalados nos laboratórios, não chegaram, mas a parte estrutural, tais como bancadas, mesas e instalação de ar-condicionado, está pronta para receber os equipamentos.

O estabelecimento de ensino nunca recebeu uma grande reforma e o espaço não é o mais adequado para as necessidades atuais. Atualmente, para o público externo ter acesso à secretária é preciso adentrar o pátio e, no projeto de ampliação, o acesso será exclusivo. “Será uma obra muito importante para o Colégio Barbosa Ferraz”, garantiu o diretor.