Barbosa Ferraz oferecerá Curso de Técnico em Química

Ivan, Cátia e Heloísa

Na terça-feira, 8 de dezembro, a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed) autorizou o funcionamento do Curso de Técnico em Química, no Colégio Estadual Barbosa Ferraz, em Ivaiporã. O diretor, Ivan Lopes Mendes, comemorou mais um curso de formação técnica liberado para a instituição e informou ao Paraná Centro, que o processo seletivo, para o preenchimento das 40 vagas oferecidas, acontecerá, nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro. As matrículas para os aprovados no teste seletivo precisam ser efetivadas até o dia 18 de dezembro.
Mesmo antes de ter confirmada a autorização para o funcionamento do curso, já havia 160 pessoas interessadas.

Segundo uma das coordenadoras e professoras do curso, Cátia Santos Nunes, o campo de trabalho de um técnico em Química é muito grande, principalmente no setor industrial. Ela explicou que todas as empresas que produzem laticínios, produtos de higiene e limpeza, e setor farmacêutico precisam de um químico responsável e de técnicos em Química, para fazer as análises laboratoriais. Além de Cátia Nunes, a professora Alessandra Yassin é coordenadora do curso técnico.

Recentemente, estatais como, por exemplo, a Petrobrás e Furnas abriram concurso público para a contratação de técnicos neste setor e com salários atrativos.

Alunos que já concluíram o ensino médio poderão se matricular no curso, que tem carga horária de 1720 horas/aula e duração de 2 anos. Um dos aspectos do curso é a quantidade de aulas práticas que acontecerão em laboratório. Cátia Nunes disse que 40% do curso são de aulas laboratoriais, principalmente no 3º e 4º semestres. Várias disciplinas são desenvolvidas com aulas práticas, como, por exemplo, Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Para isto, o colégio já está preparando o espaço para acomodar o laboratório de química, que deverá ser entregue, nos próximos dias, pelo Governo do Estado.

Segundo Mendes, o laboratório deve estar pronto para o uso nas aulas, em março, junto com outros cinco laboratórios designados para o Barbosa Ferraz. “Avaliamos que o investimento, em laboratórios, é de aproximadamente 700 mil reais”, contou o diretor, que considera uma conquista importante.

Mendes lembrou que, praticamente todos os anos, o colégio Barbosa consegue a liberação de um curso técnico. Isso chama a atenção, não apenas dos alunos de Ivaiporã, mas de outros municípios da região.

Ele cita como exemplo o próprio curso de Técnico em Química, que teve inúmeros candidatos inscritos de São Pedro do Ivaí, em função da usina de açúcar e álcool.

Matriculas Abertas
Após um processo de seleção realizado, em setembro, as matrículas para outros cursos técnicos do Barbosa Ferraz já estão abertas e devem ser efetivadas até o dia 18 de dezembro.

Mendes lembra que as vagas para o ensino médio normal foram designadas pela Seed, conforme a proximidade do aluno com o estabelecimento de ensino.

Mas, para os cursos técnicos, mesmo os integrados, como é o caso da formação de docentes e de técnico em Meio Ambiente, não é necessário respeitar este zoneamento. O aluno de qualquer parte do município pode solicitar a matrícula no colégio.