Olimpíadas de Matemática - Por que é importante participar da OBMEP?

A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares, e os números mostram que vários deles apresentam excelente índice de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.

Outro excelente resultado da participação nas Olimpíadas é a mudança de atitude com relação à Matemática.

Ao trabalhar de modo prazeroso, estudando problemas e aplicações de Matemática que fogem do dia-a-dia de sala de aula e interagindo diretamente com colegas e professores, o estudante descobre a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e sua beleza única.

Finalmente, não se pode também deixar de apontar que, à medida que o aluno desenvolve sua capacidade de resolução de problemas, crescem também sua autoconfiança e autoestima. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo de Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.

O que é uma Olimpíada de Matemática?

É uma competição, como as de natação e futebol, como concursos de literatura ou festivais de música, e, como toda competição, tem sua preparação específica. O treinamento dos “atletas” de Olimpíadas de Matemática consiste na resolução de problemas de Matemática individualmente e em grupo. Eles “treinam” com o objetivo de desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, bem como bons métodos de pensamento e de trabalho.