Nosso colégio

O Colégio Barbosa Ferraz teve em sua existência, várias fases ricas em detalhes, que coincidentemente acompanharam o desenvolvimento do município de Ivaiporã, desde sua Emancipação Política.

No início dos anos 60 funcionava neste local o Grupo Escolar Barbosa Ferraz, com ensino de 1ª. a  4ª. séries e teve como sua primeira diretora a Professora Edna Ribeiro e sucessivamente as Professoras Edith Sobieray, Vera Lima Natel, Neide Vastilho Romero Xavier, Neuza Dionizio da Rocha  e Eva Turim.

A Lei n.º 2.017 de 15 de Setembro de 1960, publicada no DOE em 16 de Setembro de 1960, no Governo de Moysés Lupion, estadualizou  o Instituto Ginasial   e Comercial Interventor Manoel Ribas.  A instituição aguardou por seis anos a autorização de funcionamento do Curso Técnico em Contabilidade.

Por requerimento assinado pelo então Vereador Dr. Nelson Sobieray, datado de 27 de Janeiro de 1967, solicitam ao Sr. Dr. Carlos Alberto Moro – Secretário da Educação e Cultura, o funcionamento do curso Técnico em Contabilidade – período noturno, que fora autorizado através do Decreto nº 4088 de 15 de fevereiro de 1967.

O Curso autorizado passa então a funcionar no período noturno, no estabelecimento denominado “COLÉGIO COMERCIAL ESTADUAL BARÃO DE MAUÁ”, no prédio onde funciona  o Grupo Escolar Barbosa Ferraz.

O estabelecimento teve nesta fase, como Diretores, os professores: Sidney Ciffoni, Rubens Noicki, Eneas Ludgero da Silva, Manoel Fernandes Silva e Adail de Oliveira Coelho.

A primeira Secretária do Colégio foi a Professora Paulina Otília dos Santos Silva – Professora Padrão Efetiva, Normalista, que estava lotada no Grupo Escolar Barão do Cerro Azul, que deixou o cargo em 27/06/69 para ocupar a função na Inspetoria Regional de Ensino.

O Colégio teve como primeiros professores: Rubens Novicki, Geanete Medeiros Novicki, Dr João Nelson Sobieray, Sidney Ciffoni, Sinésio Zonari, João Maria Rocha, Alcebíades Bruno Barbosa, Manoel Fernandes Silva.

Os alunos do Colégio nesta época, vinham de toda região: São João do Ivai, Manoel Ribas, Faxinal, Iretama, Jardim Alegre, etc., em função de ser o 1º curso de Contabilidade da região. A 1ª. Turma de Contabilidade formou-se em 1970.